Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 por CPF Piá do Sul | Todos os direitos reservados.

Histórico

O Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul foi fundado no dia 07 de dezembro de 1957, por um grupo de jovens que tinha por objetivo cultuar as tradições do Rio Grande do Sul, difundido sua história, costumes e folclore; promover a pesquisa e o estudo de tudo o que estiver ligado ao passado histórico do Rio Grande do Sul, buscando sempre elevar, cada vez mais, a moral e a cultura do Estado; dar apoio a todas as iniciativas que tenham finalidade idêntica às suas, acatando e defendendo as Constituições Federais e Estaduais, porém, sem desenvolver qualquer atividade político - partidária, racial ou religiosa.

Inicialmente, as rodas de chimarrão aconteciam nas casas dos sócios, para posteriormente possuir a sua sede social, onde se localiza até hoje, na Rua Justino Couto.

A escolha do nome surgiu através das obras literárias do bageense Felix Contreiras Rodrigues, considerado um grande dramaturgo regionalista. Félix escrevia suas histórias sob o pseudônimo de PIÁ DO SUL, o qual deu origem ao nome de nossa entidade. A primeira aparição desse heterônimo foi em “Gauchadas e Gauchismos (Versos Regionalistas – 1920)”.

 

O CPF Piá do Sul realiza dois dos maiores festivais do Estado, o FESTMIRIM, que em 2019 completou 25 anos de história, voltado para as categorias de base, valorizando além dos grupos de danças tradicionais, os talentos individuais. E o FESTXIRU, que envolve as categorias veterana e xiru, e agrega todos os anos diversas entidades.

 

O Centro conta com seis Invernadas de Danças Gauchas: Invernada Pré-Mirim, Invernada Mirim, Invernada Juvenil, Invernada Adulta, Invernada Veterana e Invernada Xiru. E ainda possui uma escolinha para formação de peões e prendas. Além disso temos a invernada campeira, grupo de danças birivas, grupo de chula, departamento cultural, departamento de comunicação e marketing, grupo da terceira idade, grupo de individuais e dança de salão.